O chá é uma bebida extremamente versátil e estimada pela maioria das pessoas. Muito além do sabor, o chá tem inúmeros benefícios para a nossa saúde. O costume de consumir essa iguaria é um dos mais antigos do mundo, e em praticamente toda a história é possível encontrar agens em que a famosa bebida está presente. Civilizações antigas já conheciam algumas dessas vantagens para a saúde e os utilizavam em situações muito específicas para o tratamento de doenças e sintomas diversos.
Além dos chás, outro grande aliado da saúde é o xarope caseiro, um clássico da sabedoria popular, com receitas que am de geração em geração. Um destes exemplos é do da família de Maria Tereza Kipper, que aprendeu diversas receitas de xaropes com sua mãe, que, por sua vez, foram trazidas da Alemanha. “Minha mãe tinha 13 filhos e os criou usando ervas medicinais em chás, xaropes, pomadas e cataplasmas. Todas as curas e tratamentos eram naturalistas, afinal, naquela época, não tínhamos o a um médico”, explica Maria.

A entrada do inverno torna comum o aparecimento de doenças como gripes, resfriados ou infecções respiratórias. Além do ar seco, o frio e a variação de temperatura contribuem para que as pessoas baixem sua imunidade. Por este motivo, é importante redobrar os cuidados com a saúde.
Além das infinitas opções de chás que podem ser consumidos, Maria compartilha duas valiosas receitas. Uma de xarope para gripe, tosse e imunidade; e outro para auxilio no tratamento da dengue.
Xarope para gripe, tosse e imunidade
Ingredientes:
1 litro de água
½ kg de açúcar orgânico
1 xicara de mel
6 folhas de eucalipto (folha estreita e comprida)
1 maço de agrião
5 folhas de margarida branca
Metade de um coração da penca da banana
8 folhas de guaco
5 gotas de própolis
Modo de fazer:
Ferver a água com o açúcar por 20 minutos. Acrescentar os chás na a e ferver por mais 15 minutos. Apagar o fogo. Coar. Após coado, acrescentar o mel e própolis.
Adulto tomar duas vezes ao dia.
Crianças podem tomar uma colher média até 3 vezes por dia.
Xarope contra dengue
Ingredientes:
1 coração da penca de banana
5 folhas de picão preto
3 folhas de margarida branca
5 folhas de melão de São Caetano (opcional)
1 xicara de açúcar
1 copo de água
Modo de preparo:
Picar bem todas as folhas. Em uma a, colocar a água com as folhas e tampar. Deixar em fogo baixo por meia hora. Coar. Guardar na geladeira.
Tomar 4 colheres por dia durante 7 dias.

Estes mesmos xaropes, já prontos, podem ser adquiridos diretamente com Maria. Ela também lembra que, apesar dos chás e xaropes serem excelentes para a saúde e auxiliar em inúmeros tratamentos e prevenções, não se pode descartar a procura de um médico quando necessário.