A definição de mãe no dicionário é “mulher que deu à luz, que tem ou teve um ou mais filhos”. Mas no geral o que significa ser mãe? O que é ter um filho? Para muitas mulheres, o anseio por ser mãe é parte de um plano de vida. O desejo de ter um filho está ligado a aumentar a família e dar continuidade às suas gerações. Além disso, há a vontade de ter alguém para cuidar, para dar carinho, dividir, ensinar, aprender, trocar e amar. Muitas mulheres carregam desde sempre o desejo de ser mãe. E cada uma delas tem um sentido diferente para esse desejo.
Neste especial do Dia das Mães, conheceremos a linda e forte história da mamãe Janice Hauschild Berwanger, que ará o primeiro Dia das Mães com seus sonhos nos braços. Janice compartilha um pouco de como foi a decisão de se tornar mãe e os desafios enfrentados durante essa jornada.
Janice explica que após o casamento tomaram a decisão de se tornarem pais. “O desejo de ser mãe sempre foi muito grande. Com o ar do tempo vimos que faltava algo para completar a nossa vida. Mas não imaginávamos que teriam alguns desafios pela frente pra realizar esse sonho. Foram anos de tentativas e frustrações, até nos depararmos com um diagnóstico de infertilidade. Tentamos alternativas na tentativa de reverter a situação, mas não foi possível”, afirma.
O casal então optou pela fertilização in vitro (FIV) e iniciaram o tratamento. “Foram meses de viagens, consultas, exames e medicações. Foi uma jornada difícil, onde os hormônios e as emoções por diversas vezes me fizeram pensar em desistir, mas a cada o tínhamos uma conquista, o que me motivava a continuar em frente”.
Após a parte inicial do tratamento, fertilização e desenvolvimento dos embriões, chegou a hora de serem transferidos ao útero materno. “Quando toda a tempestade do início do tratamento ou, chegamos a etapa de transferência de embrião. Foi ali que o coração se encheu de medo e esperança ao mesmo tempo. Uma pergunta que ficava na mente toda hora: ‘será que deu certo?’. Nos frustramos na primeira tentativa. Veio o temido negativo. Mas nos reerguemos outra vez, fizemos uma nova transferência, com um novo protocolo de medicação, com mais coragem e esperança do sonhado positivo, mas infelizmente não foi dessa vez também”.
Com dois negativos em mãos, Janice afirma que se sentiu destruída. “Me julguei incapaz e cheguei até a duvidar dos planos de Deus”, afirma.
Os meses aram e o casal se dedicou ao trabalho. A jovem ocupou a mente, mas não deixou de alimentar o desejo de se tornar mãe. Em agosto de 2023, sentiram-se preparados para uma nova tentativa. Fizeram novos exames para avaliar as possíveis falhas de implantação e Janice descobriu a trombofilia. Do mesmo modo iniciaram a preparação com um novo protocolo antes da transferência. “Determinados e acreditados que dessa vez daria certo”.
Marcado o dia da transferência, foram transferidos dois embriões de boa qualidade, como nas tentativas anteriores. Exatamente dia 1 de setembro, 12 dias depois, saiu o resultado: Um positivo! “Víamos o resultado e não acreditávamos que o dia da vitória chegou para nós. E a alegria veio multiplicada. Os dois embriões estavam se desenvolvendo muito bem, estávamos à espera de gêmeos”.
Com o ar das semanas, descobriu-se que seria um casal. “Antony Henrique e Sofy Caroline são os nomes dos nossos pequenos milagres”.
Janice destaca que a gestação foi tranquila até às 31 semanas, até sua pressão começar a alterar e ser diagnosticada com pré-eclampsia. “Mais uma vez o medo me consumia, ida e vindas ao hospital. A única opção era fazer a cesárea antes do tempo para garantir a minha segurança e a dos bebês. Tudo correu bem e naquele momento um sentimento de alívio, misturado com felicidade”.
Os bebês tiveram que permanecer no hospital por alguns dias para atingir o peso ideal. “Foram os dias mais desafiadores da maternidade, mas nada que não fossemos capazes de superar”.
Sobre o sentimento de comemorar seu primeiro Dia das Mães sendo mãe, Janice afirma que “O dia das mães que se aproxima, agora tem um novo sentido, um sentido ainda mais especial, porque dessa vez eu o me denominar mãe. Isso não seria possível se não tivesse acreditado que algo maravilhoso estava escrito para nós, a palavra que define todo o processo é persistência! ”, finaliza.

MÃES
Através da determinação, coragem e fé de Janice, parabenizamos todas as mamães pelo seu dia. “A base, a força, o refúgio, a amizade verdadeira, o amor incondicional, o carinho, a torcida… Tudo de uma maneira ímpar! Assim é ser mãe!”.
