Ao se refletir sobre ações voltadas para a juventude rural na atualidade é preciso voltar e viajar ao tempo para entender que, uma das principais políticas até hoje desenvolvidas no Brasil para a juventude rural foram os Clubes 4-S. Isto reflete que nos dias atuais estamos muito carentes de ações para o setor.
Os Clubes 4-S tiveram sua origem em um programa importado dos USA, que tinha como orientação as experiências nos Clubes 4-H – Norte-Americanos, através de uma proposta de assistência para a juventude rural.

Os Clubes 4-S no Brasil, portanto, eram equivalentes aos Clubes 4-H implantados nos anos de 1920-1930 nos Estados Unidos da América para a juventude rural e urbana. A partir dali o modelo foi se expandindo para a maioria dos países não comunistas do mundo inteiro. Com maior destaque para USA, Porto Rico, Colômbia, Brasil, Japão, Bolívia e Canadá.
Na visão de seus idealizadores as entidades ou clubes foram criados sem fins lucrativos e apoiados inicialmente pela iniciativa privada. Apenas mais tarde é que aram a ser criados então por órgãos governamentais para o desenvolvimento agrícola, através da juventude rural.
Eram convidados a participar dos clubes crianças, jovens e mulheres na faixa etária de 10 até 18 anos preferencialmente. Um dos objetivos desses clubes, após a 1ª Guerra Mundial foi de proporcionar maior desenvolvimento à juventude rural e urbana através de ações assistencialistas para reduzir o grau de pobreza existente no período.
Foi assim que se originaram e surgiram os CLUBES 4-H com o lema: Head (cabeça) – Heart (coração) – Hands (mãos) e Health (saúde). Uma ideia que teve sucesso e como símbolo o trevo de 4 folhas, símbolo da sorte. A partir desses clubes buscou-se alcançar uma modernização na vida das comunidades rurais em seus respectivos países.
Esperava-se que os jovens fossem elementos de uma difusão mais rápida para o desenvolvimento no meio rural. Dessa organização através dos Clubes 4-H foi possível compreender novas ideias, proposições e expandir para perspectivas internacionais o que acabou ocorrendo.
Sua visão era de médio e longo prazo e teve efeitos altamente positivos. No entanto, para as populações urbanas, estariam produzindo produtos e serviços para um consumidor em situação de miserabilidade, que sem estes, pela situação, não teriam condições em saborear uma refeição melhor ou adquirir um produto de qualidade e mais barato.
Assim se aram décadas e o trabalho se desenvolveu e prosperou, ando a ser uma vitrine internacional para outros países, momento que chegou então ao Brasil.
