Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.
13.5 C
Itapiranga
sexta-feira, maio 23, 2025
ALESC

70 ANOS DEDICADOS A DOCENCIA

Irmão Santos falece aos 91 anos

Faleceu na manhã desta segunda-feira, 17, aos 91 anos de idade, o religiosos, Irmão Santos Diez Arribas, mais conhecido como irmão Santos.

Histórico: Irmão Santos nasceu na província de Sória, Espanha, em 1º de novembro de 1931, seus pais eram Saturio e Maria. Desde muito cedo, sentiu-se fascinado pelo ideal de educador das crianças e dos jovens. Motivado por estes sentimentos, aos 13 anos ingressou no juvenato – casa de formação à vida religiosa – do Instituto dos Irmãos da Sagrada Família, não muito distante da casa paterna, LA HORRA.

 No ano de 1949, assume o compromisso de consagração a Deus, professando a vida religiosa de Irmão da Sagrada Família. Durante alguns anos desenvolverá as atividades inerentes à função, em sua terra natal.

Aos 19 anos, portanto em pleno vigor de sua juventude, foi destinado pelos seus superiores a desempenhar o seu apostolado em terras sul-americanas, tendo como primeiro campo de ação a cidade de Salto no vizinho país do Uruguai. Pelo espaço de diversos anos, atuaria em várias cidades desta nação, inclusive a capital, Montevidéu, revelando exímias qualidades para a docência infantil, como alfabetizador.

De 1959 a 1964 esteve trabalhando em algumas cidades da Argentina, destacando-se Córdoba e Buenos Aires, ocasião em que realizou o seu curso superior, colando grau em Física e Matemática.

Desde o ano de 1965, o Ir. Santos marcou efetiva presença no estado do Rio Grande do Sul, exercendo o que é uma das razões de sua existência: dar aula, de preferência que seja de física. Já foi professor em diversas escolas, como o Conceição e o Bom Conselho de o Fundo. Até de muitos anos marcando presença efetiva junto à Universidade de o Fundo, onde atuou praticamente desde que chegou ao Brasil. Profundo conhecedor de sua área, a das ciências exatas, conseguiu transmitir

A riqueza do seu saber, a cultura e porque não dizer a sabedoria das quais foi possuidor, com incrível facilidade a partir das coisas mais simples e elementares. Levava os alunos e os que tinham a oportunidade de acompanhar os cursos e palestras, a refletir, pensar e raciocinar. Incentivava o desenvolvimento do senso crítico, despertando para a observação dos fatos concretos que se manifestam nos acontecimentos do dia a dia.

Atuou no magistério riograndense por mais de 40 anos, sendo que a sua atividade não se restringia à sala de aula. Idealizador de uma mala de instrumentalização cientifica, organizada com material de sucata, advindo-lhe daí, muitas vezes por parte dos mais íntimos, o nome carinhoso de “professor pardal”. A sua “maleta mágica” operava verdadeiras maravilhas, nos mais diferentes cursos ministrados por Brasil afora. Ela inclusive ultraou os limites do país. Pois percorre o país de norte a sul, tendo como alvo principal, alunos de todos os níveis e professores, especialmente os de ciências.

Desta forma, os conteúdos que na maioria das vezes são apresentados de forma tão abstrata, transformam-se em algo extraordinariamente dinâmico e prático.

O Ir. Santos foi também autor de vários livros, alguns deles com diversas edições.

Neles enfatiza as experiências científicas. E como não poderia deixar de ser, caracterizam-se pela forma simples e ível, o que proporcionava ao estudante o gosto pelas ciências, oferecendo o consequente entendimento que envolvem os seus fenômenos.

Dentre um dos inventos está o microscópio acoplado a um projetor de slides, fazendo que, com um único aparelho numa sala de aula seja possível visualizar perfeitamente as lâminas histológicas, nas aulas de Ciências e de Biologia.

Após concluir suas jornadas na UPF, esteve nos últimos 20 anos em Itapiranga, Santa Catarina, onde ministrou aulas de Física até 2019, completando 70 anos efetivos de exercício do Magistério.

Santos ainda auxiliava em atividades religiosas do Colégio Safa de Itapiranga e era o responsável pela Oração da Ave Maria, todas as segundas-feiras, às 18 horas, na Rádio Itapiranga.

Sua experiência de vida, a vibração e o amor com que realizava as diferentes atividades foi uma característica marcante de sua personalidade, que enriquece a todos os que tiveram a felicidade de contar com a sua presença.

Faleceu na manhã do dia 17 de julho de 2023 em Marau, terra que o acolheu em 1965 e que marcou o início da sua longa trajetória de professor no Brasil, e marcante e saudosa presença.

O corpo foi velado na Capela A do Cemitério Municipal de Marau e a celebração aconteceu às 16h30 com posterior cremação no Crematório do Memorial Vera Cruz, em o Fundo.

O Colégio Sagrada Família (Safa) de Itapiranga,, suspendeu as aulas durante toda a semana, em luto pela morte do irmão. Foi realizada uma celebração de homenagem e despedida na Capela da Escola na terça-feira, 17, com a participação de alunos, amigos e direção do colégio. Na quarta-feira, 19, aconteceu uma missa na igreja Matriz, com homenagens ao irmão Santos.

Colégio Safa de Itapiranga

Celebração realizada na capela do Colégio Safa Itapiranga

Artigos relacionados

Fique conectado

6,151FãsCurtir
450SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
- Patrocinador -spot_img

Leia também