06 de junho de 1947, o casal Artur Pedro Friedrich e Matilde Wildner Friedrich, residente em Linha Ervalzinho, hoje interior de São João do Oeste-SC, receberam em seu lar, o seu 7º filho, Claudio Francisco Friedrich. Mais um menino na família.
Eram em 10 irmãos: Acélia, Reni, Silvio, Anita, Irineu, Ilmo, Tarcísio, Nestor, Ilse. Seus pais, oriundos de Mato Leitão, Venâncio Aires – RS, sempre foram agricultores e que com seus filhos continuaram a lida na roça.
Cláudio, um menino que cresceu como todos da sua época, correndo nos potreiros, desbravando as matas, ajudando nas atividades da propriedade agrícola, também frequentou a escola primária até o 5º ano no colégio Padre João Rick na sua comunidade de Ervalzinho.
Em 1971 mudou-se para Linha Laranjeira Baixa, onde compraram o moinho em sociedade com seus pais, e seu irmão Nestor.
Assim continuou com os trabalhos na agricultura e também auxiliando no moinho onde se trabalhava com o trigo, milho, descascador de arroz, bar e armazém.
Cláudio continuou com serviços de Transportes Irmãos Friedrich em sociedade com seu irmão Tarcísio. Em 1997 fecharam a firma e logo após se aposentou.
Foi tesoureiro na Sociedade de Linha Laranjeira, onde reside até os dias de hoje.
Destaque na vida de Claúdio foi o canto coral, seu hobby e sua grande paixão na vida. Com 16 anos iniciou em Linha Ervalzinho, no Coral Santa Cecília, no coro misto e coro masculino como tenor.
Como cantor na comunidade de Ervalzinho, cantou 7 premissas dentre os 10 padres da comunidade. Participou durante 1 ano do Coral de Linha Dourado, com o regente Bernardo Herschaft.
Já em Itapiranga, continuou esta atividade cultural no coral do Padre Pedro Schorr e com o regente Ervino Jaeger.
Em 07/02/1982 esteve junto na fundação do Coral ASCORITA, e após 6 anos ajudou a fundar o Coral São Pedro Canísio, em 28/04/1989 do qual faz parte até hoje após 37 anos de atividades deste coral, junto com mais 4 fundadores da época, Gisela, Fidelis, Tarcísio e Jacinta. Mudou sua voz no coral, cantando a voz de Baixo.
Em 2016 ingressou no Coro Municipal de Vozes Masculinas do município de Itapiranga e que com grande alegria participa até os dias de hoje.
Cláudio também sempre gostou do esporte. Desde sua juventude foi grande jogador de futebol sendo atacante do Colorado de Ervaliznho, Bota Fogo de Laranjeira, Palmeira de Baú.
No bolão, outra grande paixão que desde jovem participou de jogos municipais, regionais e até estaduais. Foi o Rei do Bolão 4 anos seguidos da Sociedade de Linha Laranjeira.
Campeão municipal do 48 pela empresa Bravel de Santo Antônio.
Cláudio, sempre foi uma pessoa alegre, onde cultivou através de suas atividades esportivas e culturais um grande círculo de amigos.
Teve seus amores, seus afilhados Élvia, Renice e o Kist, que completaram sua vida.
Hoje estamos aqui, família, amigos e colegas comemorando junto com você Cláudio, seus 76 anos de vida e 60 anos dedicados ao canto coral, que também já é uma vida dedicada a arte de cantar. Junto com o celebrante seu conterrâneo e 2º vizinho de Ervalzinho Padre Dionísio Koerbes. Por isso, os 2 corais que você participa ainda hoje estão aqui para lhe homenagear e agradecer por tantos cantos, por tantos momentos de alegria e de disponibilidade para com os grupos, para com a cultura.
Fernanda Stahl