O prefeito de Itapiranga, Alexandre Ribas, e o vice, Nilo Bourscheidt, juntamente com o prefeito de Barra do Guarita e outras lideranças e instituições, participaram no dia 16, à tarde, de uma importante reunião com representantes da equipe técnica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da empresa Única Consultores de Engenharia, que está trabalhando na elaboração do projeto da ponte sobre o rio Uruguai. O encontro foi realizado na sede da Associação dos Empresários de Itapiranga (Assemit).
Conforme o prefeito, Alexandre Ribas, foi um momento importante, onde foram avaliados os primeiros os do estudo e se pôde conversar com os técnicos do DNIT e da Única sobre o projeto. Ribas destaca que foi apresentado um estudo preliminar, que aponta possíveis traçados para a construção da ponte interligando os municípios de Itapiranga (SC) e Barra do Guarita (RS). Ribas destaca que o projeto é muito complexo, mas acredita que futuramente a ponte será uma realidade, tendo em vista que é uma das prioridades do órgão federal.
De acordo com o estudo prévio, o traçado da ponte não seguirá o trajeto atual da rodovia. Conforme os estudos, a ponte ficará localizada na altura do local conhecido como remanso, (mais ou menos na direção da Estação de Tratamento de Esgoto), com um contorno viário situado em Itapiranga, e a ser definido em Barra do Guarita. O projeto em elaboração prevê estudos de trafegabilidade, geologia, impacto ambiental, traçado e viabilidade econômica, entre outros, além da elaboração dos projetos para possíveis obras complementares, sinalização, ampliação ou remodelação de acordo com a necessidade.