O Coral comemorou a data com Santa Missa, Encontro de Corais e almoço de confraternização no domingo dia 27, na Igreja e Pavilhão Paroquial de Itapiranga, com a presença dos Corais convidados: São José de Sede Capela, Itapiranga; São Bonifácio da Linha Becker, Itapiranga; Vozes da Primavera, de São Miguel do Oeste e Cristo Rei de Linha Cristo Rei, São João do Oeste.
HISTÓRICO DO CORAL SÃO PEDRO CANÍSIO
O Coral foi fundado em 27 de abril de 1989, completando 36 anos de atividades. A iniciativa de sua fundação partiu de um grupo de coralistas egressos da ASCORITA, dos quais cinco ainda participam do Coral até os dias de hoje. Foram sócios fundadores do Coral: Andréia Grasel, Cláudio Francisco Friedrich, Fidélis Grasel, Gisela Soethe, Jacinta Friedrich, Tarcísio Pedro Friedrich, Teresinha Oeschler, Wito Alfredo Griebeler e os falecidos: Guido Soethe, Elvira Cecília Griebeler, Isaías Michels, Melita Bruxel, Sildo José Grasel e Valesca Michels. A primeira regente do Coral foi a Senhora Elvira Cecília Griebeler que regeu o Coral desde a Fundação até o ano de 2008. O nome escolhido foi em homenagem ao padroeiro da paróquia de Itapiranga, uma vez que foi fundado no dia de São Pedro Canísio que é 27 de abril, por ele ter sido um grande catequista, amigo das crianças e jovens, e também, amante da cultura, sempre disposto a servir e auxiliar a todos, justificando o Lema escolhido pelo Coral que é “Servir”, sendo seu objetivo maior: cantar nas celebrações religiosas e culturais nos mais diversos eventos, encontros e confraternizações, como continua fazendo até os dias de hoje.
Em 2009 com a saída da regente Elvira assumiu a regência do Coral o Senhor Clicério Loewenstein, que com toda sua dedicação e esforço coordena os ensaios e apresentações do coral com encontros semanais sempre nas segundas-feiras na capela dos Irmãos da Sagrada Famíla. O Coral São Pedro Canísio, atualmente conta com 28 integrantes ativos e desde o seu início se reconhece como um grupo alegre, disposto e muito divertido, porém muito comprometido com o grupo e com o canto, cantando porque gosta e o faz com amor e em louvor pelo dom da voz com que o criador os contemplou.
O coral agradece imensamente a todas as pessoas que estão ou já estiveram de alguma forma contribuindo com a entidade, desde a sua fundação até os dias de hoje, com toda certeza muitas memórias e belos momentos vividos que serão lembrados para sempre! Gratidão!
Por Alice Schnorrenberger




