Aventuras e memórias para toda vida
Quando se trata de viagens, muitas famílias pensam que é necessário esperar até que os filhos sejam mais velhos para poderem aproveitar uma viagem juntos. No entanto, com um pouco de planejamento e criatividade, é possível criar uma viagem de família que seja divertida e enriquecedora para todos, independentemente da idade.
O Canal “Família, Viagens e Memórias”, na plataforma de vídeos YouTube, é um projeto que nasceu da paixão de uma família por viagens e exploração. Trata-se do casal Luniele Beilke e Daniel Scheren da Cruz, que juntamente com o filho Adriel, de três anos, mostram sua rotina e percepção dos lugares que visitam durante as viagens em família.
Daniel é tunapolitano de coração e professor de sociologia na rede pública estadual. Já Luniele é iporã-oestina. Ambos são sócios fundadores da Katsu Consultorias, e trabalham com consultoria empresarial, palestras e treinamentos. Hoje o casal reside em Chapecó e busca divulgar dicas de viagens em família e atrativos turísticos pelo mundo, com foco especial no Oeste Catarinense.

“Nosso canal é tanto para quem é da região, como também para pessoas de outros estados, que não tem conhecimento do turismo do Oeste. Nosso estado é muito conhecido pelo turismo, mas este é centralizado no litoral catarinense e na serra”, enfatiza Luniele.
Origem do Projeto
O interesse em criar o canal de viagens surgiu em 2019, quando a família visitou Curitiba e Morretes, no Paraná, e fez sua primeira viagem internacional para o Peru, visitando Machu Pichu, Lima e Cusco. No entanto, a vergonha da exposição e o receio do julgamento alheio fizeram com que o projeto fosse arquivado. A pandemia veio logo em seguida, e a família se viu fechada em casa, procurando maneiras de se distrair e explorar a região. “A Luni sofria de ansiedade e estar em contato com a natureza lhe fazia bem. Nessa época gostávamos de nos ‘perder’ pelas estradas do interior de Chapecó e arredores, como uma fuga do espaço fechado, saíamos no domingo de manhã de carro sem ter um destino certo”, explica Daniel.
Em 2021 a família aumentou, com a vinda do pequeno Adriel, e o sonho de viajar mais foi reativado. “Principalmente pelo desejo de viver bons momentos com ele e criar memórias em família. Quando ele era bebê, fazíamos eios curtos, dessa forma, tínhamos uma tranquilidade maior e não precisávamos levar tantas coisas na viagem. Foi quando começamos a buscar por mais opções para visitar o Oeste e Extremo Oeste”, explica Luniele.
O canal no YouTube foi criado em 2022, mas com mais efetividade no primeiro semestre de 2024. “Entendemos que muito além dos bens materiais, o nosso maior presente para os filhos é o nosso tempo de qualidade, as vivências em família e os momentos vividos em contato com a natureza, longe das telas. Também queremos incentivar que outras famílias façam o mesmo, sem precisar ir muito longe, conhecendo e valorizando o que tem de bom na sua região”, destaca Daniel.
O nome “Família, Viagens e Memórias” foi escolhido pelo casal para transmitir ao público a mensagem principal do canal: uma família viajando e criando memórias pelas suas experiências vividas. “Afinal, tudo vira memória!”, enfatiza Luniele.

As viagens
A família acredita que o turismo na região é uma oportunidade para conhecer e valorizar a cultura e a natureza local. Eles planejam as viagens mais longas pelo menos uma vez por ano, nas férias. Recentemente, visitaram Foz do Iguaçu, as Cataratas do Iguaçu do lado argentino, e no ano anterior, visitaram as reduções Jesuíticas na Argentina e Paraguai.
A família também costuma fazer eios mais curtos, mensalmente, como forma de divulgar o turismo regional. Eles buscam os atrativos pelas redes sociais, indicação de seguidores, sites das prefeituras, páginas locais de turismo e a convite de empreendimentos turísticos, montam os roteiros para otimizar a viagem e poder gravar os vídeos para o YouTube e Instagram.
“No Extremo Oeste catarinense visitamos alguns lugares como: Sitio Recanto do Avestruz, Rota das Cachoeiras, Eventos Park, Associação Recanto do Sossego e Área de Lazer Baumgratz em Tunápolis, Sabores da Roça em Itapiranga e o Consulado Honorário da Romênia no Brasil, na cidade de Iporã do Oeste, que na ocasião, registramos a exposição de fotos comemorando os 100 anos dos romenos bessarabianos no Brasil. Mas sabemos que há vários outros atrativos interessantes no Extremo Oeste e a nossa intenção é conhecer mais alguns deles ainda em 2025”, frisa Daniel.




O turismo na região
De acordo com o casal, as belezas naturais, combinadas com a receptividade e a vontade de trabalhar e crescer do povo local, são um grande atrativo. Além disso, a gastronomia única, que mistura elementos da cultura alemã e italiana com outras culturas que contribuíram para a formação da região, são um ponto forte.
Na opinião deles, todos se beneficiam com o turismo na região, desde que saibam aproveitar as oportunidades. Isso inclui hospedagens, atrativos turísticos, espaços de alimentação e comércio em geral, que são fundamentais para movimentar a economia local.
“Embora já conte com diversos atrativos bem estruturados para o turismo, alguns ainda precisam de melhorias na infraestrutura e divulgação. Pequenos ajustes nos processos e aprimoramentos podem elevar significativamente a experiência do visitante. Mas, no geral, as nossas experiências com o turismo do Oeste e Extremo Oeste foram muito boas e, com toda certeza, pretendemos repetir”, comenta Luniele.
Alguns dos lugares favoritos da família incluem o Sítio Recanto do Avestruz em Tunápolis e o Salto Saudades em Quilombo. “Temos um carinho especial pelo Sítio Recanto do Avestruz em Tunápolis, onde o seu Egon Bieger foi um dos primeiros que acreditou no nosso projeto. Ele tem um espaço muito agradável para receber crianças e a família toda. Abelardo Luz, tem espaço para hospedagem de frente para as quedas, com vários atrativos em um único local e em Quilombo, vale a pena conhecer o Salto Saudades (Cataratas de Quilombo)”, destacam.

Dicas de Viagens em Família
• Envolver as crianças no trajeto da viagem, através de brincadeiras e canções ou até mesmo, apenas observando o que há no trajeto, evitando o uso das telas que atrapalham o desenvolvimento cognitivo da mesma.
• Planejar a viagem com antecedência, e se tiver crianças pequenas incluir paradas para não ficar muitas horas na cadeirinha.
• Ter ível utensílios, itens de higiene e alguns brinquedos menores para a criança na parte da frente do carro.
• Se for possível comprar os ingressos com antecedência para evitar filas no dia do eio.
• Não se prenda somente ao destino, aproveite cada momento do trajeto, pois você pode encontrar locais incríveis pelo caminho!
“Queremos dizer aos leitores do Jornal Expressão: viajem! Viaje com a sua família, pois ajuda na saúde mental. Se tiver filhos pequenos, isso pode ajudar no desenvolvimento deles. Além de fortalecer os laços familiares, criando memórias incríveis para a posteridade. Aproveite as qualidades da região na qual você reside e divulgue-as para que as pessoas de outros lugares possam se interessar em vir visitar. Não esquece de acompanhar o nosso perfil do Instagram e no Youtube para dicas de lugares no Oeste catarinense”, enaltece Luniele.

Planos Futuros
A família tem planos de fazer viagens mais longas, incluindo uma viagem ao Uruguai de carro e uma viagem ao Espírito Santo. Eles também pretendem continuar explorando a região do Oeste Catarinense e compartilhando suas experiências com os seguidores do canal.
Redes Sociais
Siga o Canal “Família, Viagens e Memórias” no Instagram (@familiaviagensememorias) e no YouTube (Família, Viagens e Memórias) para acompanhar as aventuras da família, obter dicas de lugares e muito mais!




Matéria divulgada na edição 977 de 20 de fevereiro