A Comissão de Agricultura da Faismo 2024 realizou na tarde de sábado (17), no Pavilhão da Mercoleite, a entrega da premiação dos produtores destaque no Torneio Leiteiro, com direito ao tradicional banho de leite no final.
A competição envolveu 14 animais de cinco produtores dos municípios de São Miguel do Oeste, Tunápolis, Barra Bonita, Iporã do Oeste e Quilombo. Foram premiados os animais que mais produziram leite em 24 horas, considerando cinco ordenhas e descartadas a maior e a menor pesagem.
A disputa foi realizada em quatro categorias: Vaca Holandesa Jovem, com idade de até 36 meses, Vaca Holandesa Adulta, com idade acima de 36 meses, Vaca Jersey Jovem e Vaca Jersey Adulta.
Vencedores
Holandesa – Vaca Jovem
1º) Fazenda Schweickert – 67,9 kg
2º) Fazenda Schweickert – 58,9 kg
3º) Fazenda Vitória – 45,1 kg
Holandesa – Vaca Adulta
1º) Fazenda Schweickert – 85 kg
2º) Fazenda Schweickert – 64,5 kg
Jersey – Vaca Jovem
1º) Cabanha Stürmer – 37,3 kg
2º) Fazenda Dalla Costa – 31,8 kg
3º) Fazenda Dalla Costa – 31,7 kg
Jersey – Vaca Adulta
1º) Fazenda Bela – 48,3 kg
2º) Cabanha Stürmer – 42,9 kg
3º) Fazenda Bela – 39,6 kg
Fazenda Schweickert é destaque na competição
Já é a segunda edição consecutiva que a família Schweickert é a fazenda campeã, na categoria holandesa, do torneio leiteiro da Faismo, a Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de São Miguel do Oeste. Na edição anterior da feira, realizada em 2022, a família também conquistou primeiro e segundo lugar nas duas categorias da raça.
Junior Schweickert, um dos proprietários da fazenda familiar, afirma estar muito feliz com o resultado obtido. Destaca a importância de um torneio leiteiro ter um regulamento claro. Ele também afirma que “deveria ter mais incentivo do poder público e ou organização da feira, pois São Miguel do Oeste é a referência da região Extremo Oeste do Estado… E o nosso Extremo Oeste é movido pelo agronegócio e a cadeia leiteira é muito forte”.
A Fazenda agradece aos colaboradores e as empresas parceiras.
