No dia, 15 de julho, com a presença de funcionários, empresas parceiras, familiares e vizinhos, foi inaugurada em Sede Capela, Itapiranga, a Granja Fortaleza. Um empreendimento agropecuário projetado sob nova ótica produtiva e empreendedora. O empreendimento torna-se realidade na propriedade de Alvino Arno Sehnem e Dirce T. Drebel Sehnem; ambos, professores aposentados. Durante a vida profissional, os mesmos adquiriram uma propriedade em Sede Capela em direção à Linha Fortaleza. Historicamente, esta linha denominava-se Fortaleza; daí o nome Granja Fortaleza.
Os professores Alvino e Dirce possuem dois filhos: Alyne, Doutora em istração, residente em ville e atuando em Araquari SC. Casada com Silvio Sehn, pós – graduado em istração; Supervisor e Gerente do Sicoob São Miguel em ville e região. William Cesar, Engenheiro Agrônomo e pós – graduado em Produção Leiteira; Empreendedor na Granja Fortaleza. Companheiro de Daiane Anschau, pós-graduada e Professora na Escola Creche Elizabeta Rosth de Itapiranga. Na família, atualmente, dois netinhos fazem a alegria de todos: João Gabriel e Davi Lucca; filhos de Silvio e Alyne.
No decorrer do tempo e após muitos planejamentos e encaminhamentos próprios de cada filho; percebeu-se que Alyne e Silvio em função de suas atividades profissionais fixaram residência em ville. William Cesar e Daiane, fixaram-se em Sede Capela e Itapiranga. Alvino e Dirce optaram em rear imóvel para Alyne em Piçarras; enquanto que para William Cesar já foi reada parte da propriedade rural, objetivando dar continuidade aos seus empreendimentos agropecuários. Desta forma, está acontecendo a sucessão familiar; objetivando proporcionar aos filhos a continuidade de produção e investimentos realizados no ado.
O professor Alvino durante 32 anos foi professor na Área Profissionalizante da Agropecuária no antigo Colégio Agrícola São José em Sede Capela, Itapiranga e posteriormente no Centro de Educação Profissional Getúlio Vargas em São Miguel do Oeste. A professora Dirce atuou durante 39 anos como professora na área de Ciências Humanas no antigo Colégio Agrícola São José, Centro de Educação Profissional Getúlio Vargas e Universidade do Oeste de Santa Catarina – Campus de São Miguel do Oeste, Maravilha, Pinhalzinho e São José do Cedro. Residiram em Sede Capela, posteriormente em São Miguel do Oeste e atualmente, residem novamente em Sede Capela. Sempre foram Lideranças em Sede Capela; contribuindo significativamente para eventos que até hoje permanecem na comunidade. O maior hobby é viajar; conhecer outras pessoas e culturas. Depois de diversos contratempos e provações; optaram em viver a vida de forma mais descontraída e aventureira. Consideram importante o respeito, o amor próprio, a ajuda e ensinamento para pessoas que valorizam o seu conhecimento. Afinal; sempre foram Professores e Líderes Comunitários.
Enquanto isso; além da Cabanha Estrada Velha surge a Granja Fortaleza!
É a hora dos filhos darem continuidade e ampliarem os projetos dos pais. Gradativamente, novas ideais surgirão.
A propriedade onde William Cesar ampliou os investimentos conta com área de 30 hectares, onde a atividade de bovinocultura de leite é a principal fonte de renda. A implementação de outra atividade na propriedade já estava sendo estudada a vários anos. A suinocultura veio de forma a conciliar com a atividade leiteira trazendo aumento da renda da propriedade bem como diminuição de custo com fertilização das lavouras e pastagens.
O projeto da Granja Fortaleza iniciou em janeiro de 2022, no primeiro contato com a empresa JBS. Durante conversas e negociações obtiveram liberação para a instalação de três modais com capacidade total de 3.960 suínos. A partir daí foi uma grande jornada, iniciando-se pela elaboração dos estudos para obtenção da licença ambiental e projeto de crédito pelo Banco do Brasil, agência de Itapiranga através da consultoria especializada da empresa Análise – Licenciamento Ambiental, Topografia e Crédito Rural, representada pelo engenheiro agrônomo, Danilo Pavan.
Com a licença e crédito liberado iniciou a obra literalmente; com a escavação das terraplanagens estas realizadas pelas CDJL, seguida pela obra civil, que com muito empenho e dedicação da EC Construções conseguiu-se realizar em tempo recorde. Durante este período a instalação das esterqueiras, cisterna e captação da água também já tomaram forma pela equipe da G&E Sistemas de Irrigação e Metalúrgica Reis.
Com o findar da obra civil veio a etapa da instalação dos equipamentos, que foi realizada pela SN Construtora Equipamentos, representante Agromarau. Para concluir e ter água de qualidade, a empresa Lappa realizou a instalação da estação de tratamento de água. De modo muito especial, a família Sehnem contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Itapiranga, nos setores de Agricultura e Transporte.
“Desta forma, em breve será possível iniciar a produção de suínos. Temos este objetivo e pretendemos contribuir para a continuidade dos trabalhos já realizados durante décadas nesta propriedade. Agora, com mais conhecimento técnico e parcerias que a nossa região proporciona. Precisamos trabalhar de forma parceira; obtendo novos conhecimentos, acompanhando a realidade e perspectiva do mercado. Desta forma, contribuiremos para o nosso desenvolvimento e desenvolvimento regional.
Trabalho, Dedicação, Conhecimento e muita Fé numa Sucessão Familiar exitosa!”
Por Alvino Sehnem, Dirce Drebel Sehnem, Alyne Sehnem, William Cesar Sehnem, Silvio A. Sehn, Daiane C. Anschau, João Gabriel Sehn e Davi Lucca Sehn.

