O Lions Clubs International é uma organização internacional de clubes de serviço cujo objetivo é promover o entendimento entre as pessoas em uma escala internacional, atender a causas humanitárias, e promover trabalhos voltados a comunidades locais.
Lions Clube de Tunápolis/ Santa Helena
A cada projeto concluído e cada pessoa atendida, o Lions faz história. A entidade atua há mais de 100 anos, mesmo assim a história ainda está sendo traçada. Uma história que está sendo escrita por mãos solidárias, por pás cravadas à terra e por comunidades e vidas que são impactadas de forma positiva em mais de 200 países e áreas geográficas ao redor do mundo.
Em nossa região, o Lions atua em grande parte dos municípios, trabalhando voluntariamente para atender a causas humanitárias e promover trabalhos voltados a comunidades.
Em Tunápolis a entidade realiza diversos programas voltados a comunidade. Atualmente, o projeto que vem recebendo destaque é o empréstimo de materiais ortopédicos
Conforme a presidente do Lions de Tunápolis, Dircelei Arenhardt, o empréstimo de materiais ortopédicos faz parte das atividades desenvolvidas pelo Lions Clube, além das 05 causas globais: diabetes, meio ambiente, visão, fome e câncer infantil. “Nós servimos para reduzir a prevalência do diabetes e melhorar a qualidade de vida daqueles diagnosticados. Meio ambiente para proteger e restaurar de forma sustentável. Realizamos campanhas de acuidade visual nas escolas, para deter problemas e evitar a cegueira, além de aprimorar a qualidade de vida das pessoas. Também servimos para auxiliar quando tem famílias que necessitam de alimentos e também oferecemos apoio às necessidades de crianças e famílias afetadas pelo câncer infantil”, afirma.
A Dircelei explica que fica a critério de cada Clube trabalhar com a causa de empréstimo de materiais ortopédicos, mas que grande parte adere a essa causa.
Em Tunápolis o projeto é promovido desde a fundação do Lions Clube. “O que se observou é uma adesão maior nos últimos anos. É uma demanda que vem aumentando consideravelmente”, comenta.
A presidente explica que para solicitar o empréstimo é preciso entrar em contato com algum integrante do Lions Clube. “Este realiza o encaminhamento para pessoa responsável, que hoje é companheira Nelcina, que preenche uma ficha e estipula data, horário e local para a retirada do mesmo. “Nós emprestamos qualquer equipamento que temos disponível para quem realmente necessita e não tem condições de arcar com o valor da compra. Mas depois é preciso nos devolver para que possamos emprestar para outras pessoas que venham precisar”, afirma.
O empréstimo do Lions Clube de Tunápolis/ Santa Helena é estendido para munícipes dos dois municípios. O tempo de empréstimo é relativo e combinado com os responsáveis. “Alguns são dias, por exemplo uma muleta. Cadeira de rodas e cama de hospital vai meses ou até anos”, comenta Dircelei.
O Lions disponibiliza vários ortopédicos para a sociedade, entre eles: cadeira de roda, cadeira de banho, andador, muletas, bengala, cama hospitalar. Atualmente já foram realizados mais de 305 empréstimos. “A procura é muito grande, tanto que, periodicamente o Lions Clube precisa fazer a reforma e manutenção, reposição e compra de novos equipamentos”, explica.
A presidente destaca que os ortopédicos são adquiridos com recursos de eventos promovidos e realizados pelo Lions, tal como o 3° Festival de Pastel realizado em abril, e eventos nos quais o Lions participa como parceiro, o Natal em Família e participação na 14ª Efacitus.
Fonte: Lions Clubs International
Por Suelen Dapper