Santa Catarina pode ter a maior produção de soja da história para o Estado em 2023, chegando a 3 milhões de toneladas
O ano 2023 deve ser próspero para a produção de soja em Santa Catarina. Conforme entrevista de Haroldo Tavares Elias, analista de socioeconomia da Epagri/Cepa, ao site Notícias Agrícolas, a produção da oleaginosa deve atingir a casa das 3 milhões de toneladas, um número recorde desde que a série histórica foi iniciada em 2012. A atual safra teve cerca de 50% das áreas já colhidas ainda na primeira quinzena de abril.
De acordo com analista, além de o clima ter contribuído na maior parte do período de desenvolvimento das plantas, há o fator do aumento da área de cultivo, estimada entre 3% a 4% a cada ano. “Atualmente temos cerca de 750 mil hectares no Estado dedicados à soja”, explica. As médias de produtividade em algumas áreas do Estado estão chegando a 100 sacas por hectare, conforme pontua o especialista.
O produtor João Toillier, de Raigão Alto, interior de Tunápolis, está satisfeito com a safra da soja para o ano de 2023. O rendimento por hectare ficou dentro das expectativas, com colheita de 48,5 sacas. Neste primeiro momento o produtor fez a colheita de 13 hectares do cultivar. Outros 17 hectares deverão ser colhidos ainda no final do mês de maio.