Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.
17.2 C
Itapiranga
sexta-feira, maio 23, 2025
ALESC

HORTA EM CASA: UM HÁBITO PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

Famílias mantém hábito de cultivo orgânico

A prática de cultivar pequenas hortas é uma tradição que acompanha a vida da maioria das famílias em toda nossa região, tanto nas áreas urbanas como nas rurais. Além de proporcionar alimentos saudáveis, uma horta também contribui para a manutenção e transmissão de valores e práticas herdadas dos anteados, bem como para a economia do lar.

Em nossa região, o hábito de cultivar hortas ainda é bastante forte. A grande maioria das famílias tem o costume de produzir ao menos alguns dos alimentos que consomem diariamente em suas próprias hortas.

Antigamente o cultivo da horta era um hábito exercido exclusivamente pelas mulheres que, através dele, também transmitiam aos filhos menores as primeiras lições sobre o trabalho. Entre as muitas transformações que a modernização da vida no campo trouxe, está também a inclusão do homem nas atividades relacionadas as hortas. Hoje, o cultivo da horta e do pomar é mais uma tarefa compartilhada por homens e mulheres, muitas vezes acompanhados também pelas crianças que, juntos, trabalham na produção de parte dos alimentos que consomem.

Durante o inverno a prática de cultivar hortaliças e legumes se intensifica, pois, o clima favorece para o manejo e o cultivo. Porém, a maioria das famílias tem o hábito de produzir algum alimento durante todo o ano, observando sempre a estação apropriada para cada variedade de hortaliças, legumes ou verduras.

“Eu cultivo minha horta por gostar”, Mercedes Simch

“Assim a gente sabe o que está comendo”, família Thomas de Tunápolis

“Horta é sinônimo de saúde”, família de René e Roseli Dapper, residentes em Beato Roque, São João do Oeste

INFLUÊNCIA DA LUA

Alguns estudiosos dizem que as distintas fases da lua têm influência nas pessoas, animais e plantas. A jardinagem lunar vem de estudos antigos e tem como objeto a investigação sobre o efeito gravitacional da lua sobre o fluxo de umidade no solo e nas plantas.

A força da gravidade da lua induz a movimentação da seiva das plantas e, desse modo, dependendo das características de cada uma, cada fase é propícia para uma ação diferente.

Confira as influências em cada uma das fases da lua para plantio:

Lua Minguante: Plantas que crescem para dentro da terra, como rabanete, batata, cenoura, gengibre, beterraba, dentre outras raízes, tendem a ter um melhor desenvolvimento, logo é um ótimo período para esse tipo de plantio.

Lua Nova: Plantas com maior presença de folhagens ganham destaque neste momento, como repolho, salsinha, espinafre, couve, almeirão, cebolinha, plantas medicinais.

Lua Crescente: A lua crescente é a melhor fase para cultivos de plantas que crescem para fora da terra. Frutos e grãos como tomates, berinjela, pimentão, feijão, abóbora, arroz, milho têm um excelente desenvolvimento nessa fase, por isso, é extremamente indicado o seu plantio nessa na lua crescente.

Lua Cheia: Alface, repolho e couve-flor são hortaliças que se dão muito bem nesse período, bem como as flores no geral, por conta da presença da seiva na copa das plantas.

Como se pode notar, saber o que plantar nas fases da lua pode fazer a diferença na hora da colheita. Depois de conhecer a influência da lua nas plantas, você a a observar a dinâmica da natureza mais atentamente.

Fonte: Fundação Cargill

Urbano Thomas
René Dapper

Artigos relacionados

Fique conectado

6,151FãsCurtir
450SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
- Patrocinador -spot_img

Leia também