Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.
18.2 C
Itapiranga
sábado, maio 24, 2025
ALESC

CASA DA PEDRA

Uma casa coberta por uma malha de 30 raízes

A casa da pedra, de propriedade privada da família de Pedro e Leoldina Baumgratz, localizada nas proximidades da Área de Lazer Baumgratz, no centro da cidade de Tunápolis, é de uma arquitetura única.

De acordo com Pedro, que também é engenheiro agrônomo, a casa da pedra foi projetada com foco no desenvolvimento e a sustentabilidade, com ênfase à construção sustentável, a qual tem por objetivo restaurar e manter a harmonia entre os ambientes naturais e construídos, reduzindo os impactos negativos e criando impactos positivos no meio ambiente, durante todas as suas etapas de desenvolvimento.

O agrônomo explica que a construção é sustentável e foram utilizados os elementos/ materiais oferecidos pela natureza e que não causam danos ao meio ambiente. O investimento não ultraou de um salário mínimo na compra de material.

Pedro destaca que em cima do quiosque foram plantadas árvores. “Incialmente plantei 18 mudas de figueiras, em um círculo, esperando que muitas raízes crescessem para o solo. O intuito é que, com o tempo, as raízes formem os caibros e as colunas da casa futura. Hoje, a casa sustenta as árvores. Futuramente, as raízes da árvore vão sustentar a casa. Desse modo, ocorrerá a mudança do nome Casa da Pedra para Vurtzel Haus, a casa das raízes”.

Baumgratz comenta que iniciou o projeto há 11 anos. “É um projeto um tanto quanto estranho ainda, pois não sabemos se definitivamente ele se concretizará como o esperado. Para ter uma base se dará certo, precisa-se de, ao menos, 30 anos”.

A propriedade também disponibiliza de um amplo reservatório de água, todo cercado com pedras. Pedro explica que adquiriu essa área de terra há 42 anos. “Consegui comprar esses 4 hectares de terra pelo valor de 800 sacas de milho. Na época ninguém se interessava pela terra, pois tinha muita pedra e morro. Também não tinha vertente de água. Posso dizer que transformei esse lugar e hoje há água em abundância. Limpei 7.500m² de área de pura roça para fazer um reservatório que hoje, em sua maior profundidade, tem 5 metros de água. Infelizmente ele não está cheio, pois estamos tendo chuvas abaixo da média”, comenta.

De acordo com Baumgratz, foram investidas inúmeras horas de máquina e de trabalho braçal humano para a confecção desse reservatório e a casa da pedra. “Hoje esse lugar é precioso para mim. Posso dizer que era a pior terra que eu tinha e, hoje, é a melhor, a mais importante. Foi uma transformação que é gratificante”.

O projeto da Casa da Pedra tem fins educacionais e não visa lucros. “Recebemos a visita de diversas escolas da região, com as mais variadas finalidades. Na última semana recebemos estudantes de Santa Helena para aprender sobre desenvolvimento sustentável, afinal, o futuro se direciona para a sustentabilidade”, finaliza. As visitas são feitas somente por agendamento, através do 99133-8242

reservatório de água, todo cercado com pedras

Artigos relacionados

Fique conectado

6,152FãsCurtir
455SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
- Patrocinador -spot_img

Leia também