A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar é um serviço gratuito oferecido ao produtor rural pelo sistema Faesc/Senar. Tem o foco na geração de renda, melhoria da produção e na gestão rural de forma educativa. Os produtores são acompanhados periodicamente por um técnico de campo durante 24 meses, as visitas têm duração mínima de quatro horas às propriedades assistidas. A ATeG contribui para a evolução socioeconômica dos produtores e das famílias rurais, além de promover a disseminação de tecnologias e práticas gerenciais para a produção de alimentos com respeito ao meio ambiente.
Além das técnicas de manejo da produção, o Programa realiza o acompanhamento gerencial das propriedades rurais, controlando custos e medindo os resultados econômicos das atividades, fundamentado em cinco etapas de trabalho: Diagnostico de produtividade individualizada; planejamento estratégico; adequação tecnológica; capacitação profissional complementar e avaliação sistemática de resultados.
O Programa ATeG, visa realizar visita técnica em alguma propriedade escolhida durante o programa. Dessa forma no dia 28 de fevereiro de 2023, o Sistema Faesc/Senar em Parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Itapiranga, realizou uma visita técnica na propriedade do Sr. Luís Kummer, na Linha Cordilheira, Itapiranga, visando levar aos produtores atendidos pelo ATeG os resultados que foram atingidos na propriedade, na atividade de gado de corte, atendida durante o programa, trabalhando alguns pontos específicos com os produtores, como: adubação do solo, onde foi feito uma análise deste, mostrando a importância dos nutrientes na composição para um bom desenvolvimento das plantas para dessa forma atingir o resultado almejado. Apresentou-se também o manejo de pastagens; a eficiente no ganho de peso no desmame e a importância da estação de monta.
Pensando em tudo isso foi elencado alguns cultivares de pastagens que tem dado mais resultados na região, em específico, na propriedade do Sr. Luís, os participantes tiveram a oportunidade de ver de perto a importância de uma área bem manejada e adubada gerando um bom volume de alimento. De formara geral, o sistema Faesc/Senar e Sindicato dos Produtores Rurais de Itapiranga considera que o evento foi um sucesso haja visto a participação e interação do público participante em torno de 35 produtores de gado de corte, de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Iporã do Oeste, Mondaí e também de Descanso.
