No dia, 27 de janeiro, a nossa reportagem flagrou na propriedade de Rainer Michels, em Linha Becker, interior de Itapiranga, máquina enfardando feno e um grupo de pessoas fazendo o carregando no carretão. Na realidade foi um corte de tifton excedente que Rainer cedeu para Décio Michels, de Linha Beleza, para confeccionar feno, em parceria.
A família é auto suficiente na confecção de feno
A família de Décio e Ana Schroeder Michels, iniciaram a produção de feno de tifton há aproximadamente 6 anos. De início a família terceirizou os serviços, de corte do pasto com segadeira e o enfardamento do feno, 2 implementos de alto valor financeiro, principalmente a enfardadeira. Ancinho enleirador e espalhador foi o primeiro implemento a ser adquirido pela família, até porque a operação de espalhar o feno precisa ser realizado por várias vezes, até o feno secar bem, por isso fica muito complicado depender de terceiros.
Décio e Ana, que inclusive já fizeram estágio na Alemanha, também costumam visitar feiras e exposições agropecuárias e em 2016 visitando a Expodireto Cotrijal, em Não Me Toque – RS, adquiriram uma segadeira.
Já em março do ano ado (2022), motivado principalmente pelo déficit de prestadores de serviço com enfardadeira de feno, mesmo com as altas dos preços devido a pandemia, a família adquiriu uma enfardadeira nova, Express 5040 – Nogueira, que confecciona fardos de 50X40X90 cm.

